Quem não se lembra das encantadoras leituras da infância cujas recordações devem permanecer para cada um de nós como uma bênção, quando passávamos tempos indeterminados com um livro preferido, o qual gravava em nós recordações doces.
Não conseguimos imaginar a infância sem os seus risos e os seus jogos, pois é esse mundo que faz as nossas alegrias e, ao mesmo tempo, os nossos tormentos. Como é bom sentir o barulho das brincadeiras das crianças quando jogam nos recreios das escolas, nos jardins e parques infantis, ou, com um sentido mais pedagógico, na sala de aula quando realizam jogos de matemática, ou quando brincam e jogam com as rimas de um poema, nas actividades de língua materna.
A escola, os pais, a comunidade, a biblioteca e os meios de comunicação social podem afectar o sucesso escolar da criança e consequentemente o seu êxito na leitura e na escrita. Podemos verificar que há todo um conjunto de panóplias que despertam na criança a necessidade e o interesse pela leitura. Os livros, revistas, jogos, o adulto que lê para a criança, que estimula a resolução de problemas e que a leva a frequentar as bibliotecas e feiras do livro. Este meio envolvente pode propiciar à criança um ambiente ideal para a emersão no livro, o qual se torna fonte de conhecimento e de prazer, possibilitando às crianças converterem-se em cidadãos conscientes, cultos e responsáveis.
O corpo docente da Escola EB1 da Ramada, ciente da importância da leitura e no âmbito do Plano Nacional da Leitura decidiu, neste ano lectivo, continuar a desenvolver o seu projecto à volta da leitura, não só em sala de aula, mas também alargando o mesmo aos Pais.
De facto, tornou-se fundamental que o colectivo escolar, juntamente com a comunidade de pais e todo o meio envolvente da escola, juntasse esforços para construir um serviço organizado que servisse de apoio ao enriquecimento das actividades de ensino – aprendizagem dos alunos, elevando assim os seus níveis de literacia.
Desta forma, surgiu, no ano lectivo anterior, o projecto “Ler com os pais”. Este pretende promover hábitos de leitura em contexto familiar e sensibilizar, mobilizar os pais para a leitura. Pretende-se que os pais reconheçam a importância da literatura infantil enquanto veículo de iniciação ao mundo da cultura literária e a outros valores, abrindo as portas para um mundo novo de entusiasmo, fantasia e imaginação, e a valorização de práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler entre as crianças.
No início do ano lectivo, dia 20 de Setembro, pelas 15 horas, realizou-se um Atelier “Anda ler comigo para a Escola: a leitura do Imaginário na obra de Rosário Araújo”, dinamizado pela Doutora Gisela Silva. Neste estiveram presentes um número significativo de pais e alunos onde realizaram actividades práticas de leitura, desenvolvendo as suas tarefas com empenho e satisfação.
Como afirma Daniel Pennac (1999:41), “ a toda a leitura preside, por mais inibida que seja, o prazer de ler …”.
Não conseguimos imaginar a infância sem os seus risos e os seus jogos, pois é esse mundo que faz as nossas alegrias e, ao mesmo tempo, os nossos tormentos. Como é bom sentir o barulho das brincadeiras das crianças quando jogam nos recreios das escolas, nos jardins e parques infantis, ou, com um sentido mais pedagógico, na sala de aula quando realizam jogos de matemática, ou quando brincam e jogam com as rimas de um poema, nas actividades de língua materna.
A escola, os pais, a comunidade, a biblioteca e os meios de comunicação social podem afectar o sucesso escolar da criança e consequentemente o seu êxito na leitura e na escrita. Podemos verificar que há todo um conjunto de panóplias que despertam na criança a necessidade e o interesse pela leitura. Os livros, revistas, jogos, o adulto que lê para a criança, que estimula a resolução de problemas e que a leva a frequentar as bibliotecas e feiras do livro. Este meio envolvente pode propiciar à criança um ambiente ideal para a emersão no livro, o qual se torna fonte de conhecimento e de prazer, possibilitando às crianças converterem-se em cidadãos conscientes, cultos e responsáveis.
O corpo docente da Escola EB1 da Ramada, ciente da importância da leitura e no âmbito do Plano Nacional da Leitura decidiu, neste ano lectivo, continuar a desenvolver o seu projecto à volta da leitura, não só em sala de aula, mas também alargando o mesmo aos Pais.
De facto, tornou-se fundamental que o colectivo escolar, juntamente com a comunidade de pais e todo o meio envolvente da escola, juntasse esforços para construir um serviço organizado que servisse de apoio ao enriquecimento das actividades de ensino – aprendizagem dos alunos, elevando assim os seus níveis de literacia.
Desta forma, surgiu, no ano lectivo anterior, o projecto “Ler com os pais”. Este pretende promover hábitos de leitura em contexto familiar e sensibilizar, mobilizar os pais para a leitura. Pretende-se que os pais reconheçam a importância da literatura infantil enquanto veículo de iniciação ao mundo da cultura literária e a outros valores, abrindo as portas para um mundo novo de entusiasmo, fantasia e imaginação, e a valorização de práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler entre as crianças.
No início do ano lectivo, dia 20 de Setembro, pelas 15 horas, realizou-se um Atelier “Anda ler comigo para a Escola: a leitura do Imaginário na obra de Rosário Araújo”, dinamizado pela Doutora Gisela Silva. Neste estiveram presentes um número significativo de pais e alunos onde realizaram actividades práticas de leitura, desenvolvendo as suas tarefas com empenho e satisfação.
Como afirma Daniel Pennac (1999:41), “ a toda a leitura preside, por mais inibida que seja, o prazer de ler …”.
A escola deve estimular na criança o desejo de aprender, deve alimentar o seu entusiasmo e deve acompanhar o seu verdadeiro esforço e ritmo de leitura que é diferente de aluno para aluno.
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