domingo, 31 de maio de 2009

Um projecto, um percurso direccionado no âmbito do Plano Nacional da Leitura. O prazer da leitura na Escola EB1 da Ramada



Quem não se lembra das encantadoras leituras da infância cujas recordações devem permanecer para cada um de nós como uma bênção, quando passávamos tempos indeterminados com um livro preferido, o qual gravava em nós recordações doces.
Não conseguimos imaginar a infância sem os seus risos e os seus jogos, pois é esse mundo que faz as nossas alegrias e, ao mesmo tempo, os nossos tormentos. Como é bom sentir o barulho das brincadeiras das crianças quando jogam nos recreios das escolas, nos jardins e parques infantis, ou, com um sentido mais pedagógico, na sala de aula quando realizam jogos de matemática, ou quando brincam e jogam com as rimas de um poema, nas actividades de língua materna.
A escola, os pais, a comunidade, a biblioteca e os meios de comunicação social podem afectar o sucesso escolar da criança e consequentemente o seu êxito na leitura e na escrita. Podemos verificar que há todo um conjunto de panóplias que despertam na criança a necessidade e o interesse pela leitura. Os livros, revistas, jogos, o adulto que lê para a criança, que estimula a resolução de problemas e que a leva a frequentar as bibliotecas e feiras do livro. Este meio envolvente pode propiciar à criança um ambiente ideal para a emersão no livro, o qual se torna fonte de conhecimento e de prazer, possibilitando às crianças converterem-se em cidadãos conscientes, cultos e responsáveis.
O corpo docente da Escola EB1 da Ramada, ciente da importância da leitura e no âmbito do Plano Nacional da Leitura decidiu, neste ano lectivo, continuar a desenvolver o seu projecto à volta da leitura, não só em sala de aula, mas também alargando o mesmo aos Pais.
De facto, tornou-se fundamental que o colectivo escolar, juntamente com a comunidade de pais e todo o meio envolvente da escola, juntasse esforços para construir um serviço organizado que servisse de apoio ao enriquecimento das actividades de ensino – aprendizagem dos alunos, elevando assim os seus níveis de literacia.
Desta forma, surgiu, no ano lectivo anterior, o projecto “Ler com os pais”. Este pretende promover hábitos de leitura em contexto familiar e sensibilizar, mobilizar os pais para a leitura. Pretende-se que os pais reconheçam a importância da literatura infantil enquanto veículo de iniciação ao mundo da cultura literária e a outros valores, abrindo as portas para um mundo novo de entusiasmo, fantasia e imaginação, e a valorização de práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler entre as crianças.
No início do ano lectivo, dia 20 de Setembro, pelas 15 horas, realizou-se um Atelier “Anda ler comigo para a Escola: a leitura do Imaginário na obra de Rosário Araújo”, dinamizado pela Doutora Gisela Silva. Neste estiveram presentes um número significativo de pais e alunos onde realizaram actividades práticas de leitura, desenvolvendo as suas tarefas com empenho e satisfação.
Como afirma Daniel Pennac (1999:41), “ a toda a leitura preside, por mais inibida que seja, o prazer de ler …”.
A escola deve estimular na criança o desejo de aprender, deve alimentar o seu entusiasmo e deve acompanhar o seu verdadeiro esforço e ritmo de leitura que é diferente de aluno para aluno.


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