domingo, 7 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

Para se comemorar o Dia Mundial da Criança, da parte da manhã, foi realizada uma demonstração de Prevenção Rodoviária, pelo Agente da Escola Segura, onde os alunos tiveram uma intervenção activa na realização da mesma, como comprovam as fotografias. Os alunos, com bicicletas, alguns triciclos e no desempenho de peões atentos e responsáveis, cumpriram algumas regras básicas e fundamentais de trânsito. O entusiasmo e alegria foram notórios nas crianças que frequentam esta Escola quando solicitavam frequentemente voltar a andar na pista improvisada para o efeito.
Durante a tarde, os alunos realizaram jogos tradicionais, nomeadamente o jogo da farinha e da procura do rebuçado; o jogo dos sacos; o jogo das latas e o jogo da laranja que foi substituída por uma pequena bola. Desta forma, os alunos puderam extravasar as suas energias acumuladas mantendo um espírito de equipa, de colaboração e de brincadeira saudáveis entre eles, como comprovam as fotos.
Mas o dia não terminou sem a realização de um lanche colectivo que constou de um bolo delicioso com cobertura de geleia e coco, acompanhado de um sumo fresco de morango.

Actividade de escrita criativa

Se eu fosse ...
... um livro encantaria todas as crianças.
... um arco-íris abrilhantaria as crianças do mundo inteiro.
... um anjo poderia viver no céu onde há nuvens fofinhas.
... um trapezista encantaria todas as pessoas do universo.
... um anão brincaria com todas as pessoas.
... um gigante sairia fora do planeta.
... um cão faria muitos miminhos às crianças do universo.
... um rouxinol cantaria belas músicas por todo o mundo.
... um cavalo correrias pelos prados verdejantes.
... um leão comeria um belo veado.
... todos os animais do mundo brincaria com toda a natureza.
... a noite enluaria a vida das pessoas.
... a Hannah Montana cantaria para toda a gente do universo.
... a Docinho de Morango teria dois lindos animais.
... uma borboleta colorida voaria tanto por todo o mundo até me cansar.
... uma bailarina dançaria pelo mundo inteiro.
... uma princesa teria um lindo castelo e uns belos vestidos coloridos.
... uma rainha teria um fantástico castelo.
... uma boneca de trapos entusiasmaria as crianças.
... uma sereia encontraria todos os peixinhos dos mares e dos oceanos.
... uma tarântula amedrontaria todas as crianças.
... uma jibóia aterrorizaria todas as crianças do universo.
... uma chita correria pelo mundo inteiro.
... um cavaleiro salvaria as rainhas e as princesas dos dragões.
... uma joaninha voaria por cima de todas as flores.

Poema colectivo inventado pelos alunos do 2.º ano da Escola EB1 da Ramada

O Encontro com a escritora Rosário Alçada Araújo

No dia 13 de Março de 2009, de manhã, a escritora Rosário veio à Escola EB1 da Ramada.
Quando chegou, encontramo-nos numa sala de aula e colocámos – lhe várias questões sobre a sua vida e sobre os seus fantásticos livros.
Depois, fomos visitar a exposição que fizemos para a escritora da sua história “A Rosinha, o mar e os sonhos”. Na exposição havia um castelo colorido com os nossos maravilhosos sonhos; dentro da arca do tesouro tinha as nossas frases preferidas da história; o mar e os sonhos escritos nos baldes, em cima da areia, e uma enorme falésia com uma pequena formiga.
A seguir, fomos lanchar com a Rosário e com os nossos amigos do Jardim-de-Infância da Vinha.
No final do encontro, a escritora Rosário autografou alguns dos seus livros e folhas a vários alunos.
Também houve tempo para dançarmos à escritora Rosário.
Nós gostámos, divertimo-nos muito no encontro com a escritora Rosário Alçada Araújo e nunca esqueceremos esta grande manhã.

Texto colectivo, escrito pelos alunos do 2º Ano, da Escola EB1 da Ramada.

sábado, 6 de junho de 2009

O SONHO

um cavalo branco brilhante voando pelo mundo.
um grande amigo que podemos imaginar.
um belo e fantástico arco-íris.
um mundo colorido cheio de fantasia.
um pónei saltitante por todo o universo.
um grande e especial amiguinho.
poder voar pelo mundo inteiro.
poder chegar à lua e ver o seu brilho.
poder chegar ao sol e iluminar todas as pessoas do planeta.
poder falar com todas as coisas da natureza.
poder viver no mundo da fantasia.
uma estrela cadente.
uma estrela que brilha com todas as cores.
uma grande conversa com todos os animais do mundo.
uma luta com os Romanos.
ser um bom jogador de futebol.
ser um grande guarda-redes, de futebol nacional.
ser muito especial para toda a gente.
ser um anjo colorido e falar com as cores.
ter todos os brinquedos do mundo.
ter todos os jogos do universo.
a minha grande família.
ajudar todas as pessoas, do mundo inteiro.

Poema colectivo inventado pelos alunos do 2.º ano da Escola EB1 da Ramada.

A nossa Semana da Leitura

De 9 a 13 de Março realizou-se a Feira do Livro na biblioteca da Escola EB1 da Ramada.
No espaço da biblioteca estava a Feira do Livro, onde se podia comprar Livros. Lá encontravam-se Livros infantis, juvenis, agendas, dicionários, enciclopédias, entre outros. Em destaque estavam os livros da escritora Rosário Alçado Araújo porque esta era a convidada especial.
Durante esta semana os alunos fizeram trabalhos manuais sobre a obra “Rosinha o mar e os sonhos “construíram um castelo onde, dentro, estavam expostos desenhos realizados pelos alunos; construíram uma caixa de sonhos com mensagens sobre os sonhos.
No pátio onde estavam estes trabalhos, foi criada uma pequena praia montada com areia, onde colocaram baldes com as cores da história.
Na sexta – feira, da parte da manhã, a escola recebeu a visita da escritora Rosário Alçada Araújo. À noite decorreu o Sarau da Poesia, com a participação dos pais, alunos, funcionários e professores.
Foi uma semana inesquecível!

Texto colectivo escrito pelos alunos do 4.º e 3.º anos da Escola EB1 da Ramada

A “Semana da Leitura” na Escola EB1 da Ramada

Na semana de 9 a 13 de Março decorreu na Escola EB1 da Ramada a “Semana da Leitura”. Deste modo, colocou-se em prática mais uma actividade no âmbito do Plano Nacional da Leitura.
No primeiro dia da semana, segunda-feira, iniciou-se a feira do livro, na Biblioteca da escola, com a apresentação de uma grande variedade de livros de literatura, de aventura, de enciclopédias, de história do corpo humano, romances, entre outros, e algum material didáctico adequado à facha etária dos alunos da Escola e também dos alunos mais pequenos do Jardim-de-infância da Vinha.
A visita à feira do livro efectuada pelas diversas turmas da escola decorreu num ambiente sereno e empolgante, por parte de muitos alunos, pois estavam ansiosos por ver e mexer em tudo o que existia na feira, claro que dentro de certas regras pré-estabelecida antes da visita, como podem comprovar as fotografias.
Ao longo da semana e até quinta-feira, foi montada a exposição de trabalhos realizados na preparação da visita da escritora Rosário Alçada Araújo, baseada na análise de uma das obras da escritora “A Rosinha, o mar e os sonhos”, desenvolvida ao longo do 2.º período. A exposição foi o culminar de um desempenho colectivo das turmas e anos de escolaridade da Escola, fundamentada num trabalho de leitura, de análise e de interpretação das ideias subjacentes à obra analisada.
Finalmente chegou o “grande dia” como definiram alguns alunos, a manhã de sexta-feira e a vinda da escritora Rosário Alçada Araújo à Escola. A sua chegada foi hilariante e empolgante para muitos alunos que ansiosamente esperavam por este momento. Muitas questões foram colocadas à escritora, umas sobre a sua vida privada e outras, sobre a escrita das suas obras. Em seguida, visitou-se a exposição e a Rosário Alçada Araújo interagiu com a mesma de forma entusiasmada e surpreendida com tudo o que via, na abertura da porta do castelo e da arca dos sonhos, com uma grande chave, como se pode comprovar com as fotografias. Houve tempo ainda para um pequeno lanche convívio com todos os alunos, todos os adultos presentes, incluindo uma representante da Câmara Municipal de Santo Tirso, e também com os amiguinhos do Jardim-de-infância da Vinha. Também se procedeu a uma visita à feira do livro e terminou-se o encontro, já no final da manhã, com uma sessão de autógrafos da escritora às obras adquiridas pelos diversos alunos.
A semana terminou com o Sarau de Poesia, realizado na sexta-feira na Escola, pelas 21 horas, com declamações de poemas de alguns autores significativos no mundo da literatura infantil: Fernando Pessoa, José Jorge Letria, Eugénio de Andrade, Luísa Ducla Soares, entre outros. Os poemas foram declamados pelos alunos, pais e encarregados de educação e professores. O público foi variado e em número bastante significativo com a presença de alunos, pais e encarregados de educação, familiares, amigos e representantes do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Tirso. No final do sarau, foi servido um café e um chá para que todos os presentes pudessem confraternizar e, ao mesmo tempo, visualizar todo o trabalho construído e desenvolvido para a realização desta actividade: “Semana da Leitura”.
Tudo este trabalho foi desenvolvido nesta Escola porque “acreditamos” que ler é aprender e num mundo de faz-de-conta, onde nada é impossível, as crianças conhecem super-heróis, mitos, fadas e monstros, capazes de brincar com elas mas, acima de tudo, os livros ajudam no seu desenvolvimento emocional e intelectual.
Para que todo o trabalho desencadeado ao longo da semana se tornasse possível, foi necessário a colaboração de um número significativo de pessoas: professores titulares, professores das A.E.C., auxiliares de acção educativa, alunos, pais e encarregados de educação e associação de pais.
Por isso, um bem-haja a todos os que tornaram possível a realização desta actividade tão importante e significativa para todos os alunos, como eles próprios referiram: “… nunca esqueceremos esta grande manhã e foi uma semana inesquecível!” Corpo docente da Escola EB1 da Ramada

Actividade de Escrita Criativa

Acróstico

Inverno voltou a chegar.
Noites frias,
Vento a soprar.
E a criança a brincar.
Ruas cobertas de neve
Nos dias frios de inverno.
Os flocos caindo branquinhos e leves.

Acróstico construído pelos alunos do 2.º ano da Escola EB1 da Ramada (trabalho colectivo).

domingo, 31 de maio de 2009

Desfile Carnavalesco da Escola EB1 da Ramada

No passado dia 20 de Fevereiro, logo pela manhã, a Escola EB1 da Ramada ficou mais colorida e muito mais agitada com a alegria contagiante de todas as crianças. Cada aluno vinha com a sua fantasia, com os seus respectivos adereços, enfim, com tudo a que tiveram direito no seu disfarce preferido neste Carnaval, como podem comprovar as fotografias. A acompanhar esta alegria estavam também os adultos com os seus respectivos disfarces.
Algum tempo depois e, como tem sido hábito até então, foi altura de se proceder ao desfile carnavalesco por algumas ruas da freguesia de Burgães. Iniciou-se o desfile com a segurança necessária e com os adultos sempre atentos à deslocação das crianças na estrada principal pela Rua do Padroeiro. Em seguida, percorreu-se a Rua das Escolas com cantorias e com familiares a apreciar a alegria e a beleza do desfile. A Rua Padre Manuel Salgado foi outra das ruas percorridas. A certa altura, foi avistada uma subida, bastante acentuada, da Travessa Padre Manuel Salgado, desde logo pensou-se voltar para trás, mas a insistências das crianças para fazerem a subida foi de imediato, não restando alternativa, como comprovam as fotos.
O desfile continuava com as crianças alegres e satisfeitas por verem e serem vistas pelos familiares e por alguns amigos, na Rua da Gaia, no Largo da Varela, entre outras. Depois de muito caminhar e de o tempo estar propício para um belo desfile carnavalesco, foi altura de se tomar novamente a direcção da escola pela Rua do Padroeiro.
Já na Escola e, algum tempo depois, houve lugar para a visita dos “amiguinhos” do Jardim-de-Infância da Vinha que muito satisfeitos e, alguns um pouco envergonhados, quiseram também mostrar os seus disfarces aos amigos, irmãos e familiares, com as respectivas educadoras e auxiliares.
A festa e a alegria continuou na Escola com um animado baile carnavalesco, com muita música, bailarico e satisfação das crianças e dos adultos, pois como diz o ditado popular “No Carnaval ninguém leva a mal”.
Corpo docente da Escola EB1 da Ramada

Um projecto, um percurso direccionado no âmbito do Plano Nacional da Leitura. O prazer da leitura na Escola EB1 da Ramada



Quem não se lembra das encantadoras leituras da infância cujas recordações devem permanecer para cada um de nós como uma bênção, quando passávamos tempos indeterminados com um livro preferido, o qual gravava em nós recordações doces.
Não conseguimos imaginar a infância sem os seus risos e os seus jogos, pois é esse mundo que faz as nossas alegrias e, ao mesmo tempo, os nossos tormentos. Como é bom sentir o barulho das brincadeiras das crianças quando jogam nos recreios das escolas, nos jardins e parques infantis, ou, com um sentido mais pedagógico, na sala de aula quando realizam jogos de matemática, ou quando brincam e jogam com as rimas de um poema, nas actividades de língua materna.
A escola, os pais, a comunidade, a biblioteca e os meios de comunicação social podem afectar o sucesso escolar da criança e consequentemente o seu êxito na leitura e na escrita. Podemos verificar que há todo um conjunto de panóplias que despertam na criança a necessidade e o interesse pela leitura. Os livros, revistas, jogos, o adulto que lê para a criança, que estimula a resolução de problemas e que a leva a frequentar as bibliotecas e feiras do livro. Este meio envolvente pode propiciar à criança um ambiente ideal para a emersão no livro, o qual se torna fonte de conhecimento e de prazer, possibilitando às crianças converterem-se em cidadãos conscientes, cultos e responsáveis.
O corpo docente da Escola EB1 da Ramada, ciente da importância da leitura e no âmbito do Plano Nacional da Leitura decidiu, neste ano lectivo, continuar a desenvolver o seu projecto à volta da leitura, não só em sala de aula, mas também alargando o mesmo aos Pais.
De facto, tornou-se fundamental que o colectivo escolar, juntamente com a comunidade de pais e todo o meio envolvente da escola, juntasse esforços para construir um serviço organizado que servisse de apoio ao enriquecimento das actividades de ensino – aprendizagem dos alunos, elevando assim os seus níveis de literacia.
Desta forma, surgiu, no ano lectivo anterior, o projecto “Ler com os pais”. Este pretende promover hábitos de leitura em contexto familiar e sensibilizar, mobilizar os pais para a leitura. Pretende-se que os pais reconheçam a importância da literatura infantil enquanto veículo de iniciação ao mundo da cultura literária e a outros valores, abrindo as portas para um mundo novo de entusiasmo, fantasia e imaginação, e a valorização de práticas pedagógicas que estimulem o prazer de ler entre as crianças.
No início do ano lectivo, dia 20 de Setembro, pelas 15 horas, realizou-se um Atelier “Anda ler comigo para a Escola: a leitura do Imaginário na obra de Rosário Araújo”, dinamizado pela Doutora Gisela Silva. Neste estiveram presentes um número significativo de pais e alunos onde realizaram actividades práticas de leitura, desenvolvendo as suas tarefas com empenho e satisfação.
Como afirma Daniel Pennac (1999:41), “ a toda a leitura preside, por mais inibida que seja, o prazer de ler …”.
A escola deve estimular na criança o desejo de aprender, deve alimentar o seu entusiasmo e deve acompanhar o seu verdadeiro esforço e ritmo de leitura que é diferente de aluno para aluno.