sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os Conectores




A aprendizagem dos conectores

Na primeira aula de aprendizagem dos conectores, a professora Elisa apresentou um power point, ou melhor dizendo, um power point sobre os conectores.
Na segunda aula, a professora Elisa deu um papel, a todos os grupos que continham vários conectores.
O nosso grupo tinha três grupos de conectores diferentes, eram os seguintes: para explicitar, para aprovar e para concluir.
De seguida, fizemos um trabalho de grupo sobre os conectores.
Na terceira aula, apresentámos os trabalhos de grupo e fizemos teatros …
E por fim, na quarta aula aqui estamos nós a escrever este trabalho para ser colocado no blogue da nossa escola. ´

Trabalho realizado pelos alunos: Ana Jessica, Inês, João e Renata, do 4.º Ano

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

domingo, 10 de outubro de 2010

HOJE ...

Tens, hoje alguma coisa para alguém?
Uma flor, um sorriso, um elogio?
Dá hoje, dá agora, não demores.
As boas coisas, grandes ou pequenas,
Levam sempre alegria ao coração.
E a alegria não se prende, nunca!
Alegra hoje alguém,
Seca uma lágrima!
Sorri bastante,
Planta uma roseira,
Veste de novo uma criança pobre,
Visita a velha que está triste e só ...
Fá-lo hoje; amanhã talvez não possas ...
Melhora hoje, o mundo em que vivemos!

Léa Sílvia

domingo, 26 de setembro de 2010


Participem nesta caminhada pelos animais (dia 3 de Outubro, pelas 10h, no Parque da Rabada, em Burgães, Santo Tirso) .........

Desta forma, contribuiremos na angariação de fundos para que a Associação dos Animais de Santo Tirso possa continuar a lutar por uma boa causa: a sobrevivência de mais de 250 animais que tem sob a sua responsabilidade.
As inscrições também podem ser efectuadas no próprio dia da corrida, no Parque da Rabada.

domingo, 11 de abril de 2010

Actividades de escrita criativa

Eu sou …

Paula a que sempre fala
Também posso ser
Emanuel que escreve no papel
ou Mafalda que usa grinalda
ou Vítor, o inspector
Mónica que toca harmónica
ou Bruno, o oportuno
Beatriz, a petiz
ou André que bate o pé
Hélder Gonçalo que tem medo do galo
ou Marco que anda no barco
Pedro Rafael que pinta com pincel
ou Maria que sempre pia
Catarina, a bailarina
ou Gonçalo que anda de cavalo
Inês que joga xadrez
Luís o menino feliz
Mariana que come banana
Mas não …
Sou Paula
que dá a aula

Poesia colectiva realizada pelos alunos do 2.º Ano

À roda, à roda, à roda

À roda, à roda, à roda
O vento a cantar
Os meninos no campo
Começam logo a dançar

À roda, à roda, à roda
O vento a brincar
Leva todos os meninos
A passear

À roda, à roda, à roda
O vento a soprar
As areias do recreio
Todas levou pelo ar

À roda, à roda, à roda
O vento assobia
O menino no campo
Até rodopia

Poema escrito à maneira de Luísa Ducla Soares pelos alunos do 2.º Ano


A poesia é …

o sentimento, o sonho e a imaginação dos poetas
o sol do mundo das palavras
o poeta a sonhar e as palavras a voar
o coração de Deus a falar connosco
a lembrança de objectos ou pessoas inesquecíveis
um conjunto de palavras engraçadas que podem rimar
um conjunto de versos mágicos
um lápis que escreve palavras do mundo da fantasia
um mundo mágico de imaginação e cheio de fantasia
uma forma mágica de escrever e ler palavras cada vez mais
uma forma de criar poemas a sonhar
uma forma de acalmar e serenar
uma forma de crescer e aprender
uma forma de ir para além do Arco-íris
uma forma de colocar a nossa imaginação a funcionar
uma forma de entrar no mundo da escrita e da leitura
uma forma mágica de entrar no mundo animal
entrar no mundo da alegria
viajar pelo mundo dos sonhos e da fantasia
uma maneira do poeta e da poetisa sonharem

Poema colectivo inventado pelos alunos do 2.º e 3.º anos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Colónia Balnear em 2009



No final do ano lectivo de 2008/2009 houve ainda tempo para a

realização das colónias balneares, durante uma semana, com a

dinamização e organização da associação de pais, docentes e

funcionárias da Escola EB1 da Ramada.


As brincadeiras foram muitas e divertidas........







O tempo também ajudou a que tudo corresse maravilhosamente bem.
Uma ida ao parque infantil foi realizada por todos os alunos e adultos, num belo dia de sol, para quebrar a rotina.

ARRAIAL MINHOTO - Festa final de ano lectivo 2008/2009

O ano lectivo 2008/2009 terminou com o Arraial Minhoto, realizado no recinto da Escola EB1 da Ramada, com as brilhantes participações dos alunos, de uma actuação das professoras, funcionárias da escola e de um grupo folclórico da zona.
O Arraial Minhoto foi apresentado pelo animador deste tipo de eventos Zé Maria.
Nesta festa não faltou o Karaoke e animados bailaricos.